A Fortaleza

Há mais de 65 anos, a marca Fortaleza vem ganhando a confiança e o carinho dos brasileiros por meio de duas coisas que não abrimos mão:

Sabor e Tradição

  • 1954

    A bolacha Pepita chegava nesse ano, sendo o nosso primeiro produto em escala industrial. E você gostaria de ter experimentado esse grande sucesso da Fábrica Fortaleza na década de 50?

    Há mais de 60 anos, a marca Fortaleza passa por transformações, procurando se manter sempre moderna e atual.

  • 1960

    O mascote “Fortinho”, criado para estampar as embalagens dos produtos Fortaleza, ganhou vida em 1962. O novo aliado da criançada foi fruto de uma estratégia de marketing promocional e virou estrela dos comerciais de TV da época, adquirindo múltiplos poderes ao consumir os biscoitos.

  • 1962

    Foi o ano de lançamento do biscoito Petit Beure! A Fábrica Fortaleza já ocupava metade de um quarteirão, ingressava na linha de produtos populares, iniciando sua distribuição para o interior do Ceará com uma frota de três caminhões.

  • 1966

    “Uma tarantela”, primeiro hino da marca Fortaleza, foi criado nesse ano.

  • 1967

    Ano em que a Fábrica Fortaleza se tornou a terceira fábrica de macarrão do país, já com capacidade também de exportar Cream Cracker para outras regiões. Ao mesmo tempo, Ivens Dias Branco assumia a direção da empresa.

    Uma nova linha de produtos da marca Fortaleza, acondicionada em embalagens especiais, chegava ao mercado, tendo sido a primeira com condições de ser distribuída para outros estados.

  • 1972

    O que começou como uma padaria é hoje a maior indústria de biscoitos e massas alimentícias da América Latina. Nessa época, a Fábrica Fortaleza já contava com quase 450 empregos diretos e uma frota de 48 veículos plotados com a marca e o mascote Fortinho!

    Nesse ano os biscoitos Maria e Creme Cracker começavam a fazer sucesso.

  • 1975

    A Creme Cracker, carro-chefe da marca Fortaleza, assumia a grafia inglesa original “Cream Cracker” e a denominação de biscoito. Tudo isso ocorreu porque, neste mesmo ano, um diretor da Baker Perkins esteve na Fábrica Fortaleza e garantiu que este produto poderia ser exportado para qualquer mercado do mundo com a maior tranquilidade, até mesmo o mais exigente, porque tinha padrão internacional.

  • 1978

    A Fábrica Fortaleza mudava seu complexo industrial e comercial para o Km 18 da BR-116, no município de Eusébio, no Ceará. Com um projeto todo preparado em Londres, por um escritório especializado, a nova sede passou a ocupar uma área construída de 28 mil m².

  • 1984

    Quem aí se lembra dos biscoitos Sortidos Especial? O lançamento foi justamente nesse ano.

  • 1989

    Nesse ano, o macarrão Faixa Dourada veio se destacar como o grande sucesso da marca Fortaleza, ganhando diversos comerciais na telinha da TV.

  • 1990

    No final dos anos 80 e início dos anos 90, o grande sucesso foi o “tostadinho a mais” da Cream Cracker, seguido pela grande novidade das Petit Crackers. Quem aí se lembra da “mais sequinha e saborosa” bolacha da marca Fortaleza?

  • 2012

    Os 60 anos da marca Fortaleza marcaram o início de uma nova fase. Mais moderna, mais conectada e, claro, ainda mais perto dos nossos consumidores, e lançando ainda mais novidades.

    A atriz Lília Cabral foi a estrela da campanha da Promoção Gostinho de Sonho, lançada nesse ano, como um presente da marca Fortaleza para todas as famílias. Quem aí lembra dessa?

  • 2013

    Nesse ano, Antônio Fagundes também foi a estrela do comercial da campanha que lembrou os 60 anos de história da marca Fortaleza.

    A família de produtos Fortaleza ficou mais completa com os últimos lançamentos de produtos.

  • 2015

    Foi o ano em que a Fortaleza ampliou seu portfólio, ingressando na categoria Torradas, trazendo modernização e inovação para a marca.

  • 2016

    Em 2016, a Fortaleza aproveitou os encontros em família para apresentar o mais novo queridinho da casa: as novas Torradas. A campanha Torradas Fortaleza mostra o jeito Fortaleza de passar cada momento em família: com sabor e leveza.

  • 2017

    O ano também foi marcado pela campanha “Experiência”, que valorizou a presença da mulher moderna dentro de casa. Independentes, desenroladas e com muito jogo de cintura: a experiência delas com a tradição Fortaleza faz de qualquer receita a receita perfeita.

    No que depender das mães, em casa só entra do bom e do melhor: o cracker tem que ser tostadinho. A torrada? Crocante. A massa, soltinha. E foi dedicado a todo esse cuidado que, em 2017, a Fortaleza lançou a campanha “Mãe”.

  • 2018

    Em comemoração aos 65 anos da marca, a Fortaleza preparou um ano recheado de novidades sem deixar de lado a tradição. Foi o ano de lançamento das novas embalagens: ainda mais bonitas e modernas, com o sabor de sempre. E, pra deixar a festa ainda mais especial, a Fortaleza lançou a promoção Receita Premiada estrelada por ninguém menos que Juliana Paes. Chique, né?