Linha do tempo

1954

A bolacha Pepita chegava nesse ano, sendo o nosso primeiro produto em escala industrial. E você gostaria de ter experimentado esse grande sucesso da Fábrica Fortaleza na década de 50?

Há mais de 60 anos, a marca Fortaleza passa por transformações, procurando se manter sempre moderna e atual.

1960

O mascote “Fortinho”, criado para estampar as embalagens dos produtos Fortaleza, ganhou vida em 1962. O novo aliado da criançada foi fruto de uma estratégia de marketing promocional e virou estrela dos comerciais de TV da época, adquirindo múltiplos poderes ao consumir os biscoitos.

1962

Foi o ano de lançamento do biscoito Petit Beure! A Fábrica Fortaleza já ocupava metade de um quarteirão, ingressava na linha de produtos populares, iniciando sua distribuição para o interior do Ceará com uma frota de três caminhões.

1966

“Uma tarantela”, primeiro hino da marca Fortaleza, foi criado nesse ano.

1967

Ano em que a Fábrica Fortaleza se tornou a terceira fábrica de macarrão do país, já com capacidade também de exportar Cream Cracker para outras regiões. Ao mesmo tempo, Ivens Dias Branco assumia a direção da empresa.

1967

Uma nova linha de produtos da marca Fortaleza, acondicionada em embalagens especiais, chegava ao mercado, tendo sido a primeira com condições de ser distribuída para outros estados.

1972

Nesse ano os biscoitos Maria e Creme Cracker começavam a fazer sucesso.

1972

O que começou como uma padaria é hoje a maior indústria de biscoitos e massas alimentícias da América Latina. Nessa época, a Fábrica Fortaleza já contava com quase 450 empregos diretos e uma frota de 48 veículos plotados com a marca e o mascote Fortinho!

1975

A Creme Cracker, carro-chefe da marca Fortaleza, assumia a grafia inglesa original “Cream Cracker” e a denominação de biscoito. Tudo isso ocorreu porque, neste mesmo ano, um diretor da Baker Perkins esteve na Fábrica Fortaleza e garantiu que este produto poderia ser exportado para qualquer mercado do mundo com a maior tranquilidade, até mesmo o mais exigente, porque tinha padrão internacional.

1978

A Fábrica Fortaleza mudava seu complexo industrial e comercial para o Km 18 da BR-116, no município de Eusébio, no Ceará. Com um projeto todo preparado em Londres, por um escritório especializado, a nova sede passou a ocupar uma área construída de 28 mil m².

1984

Quem aí se lembra dos biscoitos Sortidos Especial? O lançamento foi justamente nesse ano.

1989

Nesse ano, o macarrão Faixa Dourada veio se destacar como o grande sucesso da marca Fortaleza, ganhando diversos comerciais na telinha da TV.

1990

No final dos anos 80 e início dos anos 90, o grande sucesso foi o “tostadinho a mais” da Cream Cracker, seguido pela grande novidade das Petit Crackers. Quem aí se lembra da “mais sequinha e saborosa” bolacha da marca Fortaleza?

2012

A atriz Lília Cabral foi a estrela da campanha da Promoção Gostinho de Sonho, lançada nesse ano, como um presente da marca Fortaleza para todas as famílias. Quem aí lembra dessa?

Os 60 anos da marca Fortaleza marcaram o início de uma nova fase. Mais moderna, mais conectada e, claro, ainda mais perto dos nossos consumidores, e lançando ainda mais novidades.

2013

Nesse ano, Antônio Fagundes também foi a estrela do comercial da campanha que lembrou os 60 anos de história da marca Fortaleza.

A família de produtos Fortaleza ficou mais completa com os últimos lançamentos de produtos.

2015

Foi o ano em que a Fortaleza ampliou seu portfólio, ingressando na categoria Torradas, trazendo modernização e inovação para a marca.